sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Formação: "Ciclo Carismático: teoria e prática"

0 comentários
Com a passagem de 1Sm 3,4-14, o formador Rafael Matias iniciou sua palestra. Dizia ele que, da mesma forma que Samuel se colocou a disposição do Senhor para ouvi-Lo, nós também precisamos estar sempre com os ouvidos em sintonia com aquilo que Deus tem a nos falar. Nisso consiste o Ciclo Carismático: “a escuta profética!”, afirmava.

“Uma necessidade da RCC hoje é saber escutar”, exortava-nos. Em seguida o formador dizia que nós precisamos estar permanentemente em oração e escuta. Afirmava ele que também era preciso, “fazer penitência, jejum, Lectio Divina, terço” e tudo isso “não só porque somos carismáticos, mas porque é nosso dever como Cristãos”, completava.

Ele nos ensinou que o Ciclo Carismático é formado por três etapas principais: primeiro a oração (com o louvor, pedido de perdão, a oração em línguas...), segundo o silêncio e por último o momento profético que acontece quando, no nosso silêncio, o Senhor fala ao nosso coração e, assim, proclamamos a vontade d’Ele para a comunidade e também tomamos posse daquilo para a nossa vida.

Raphael também nos exortava quanto à leitura da Palavra: “Ler a Palavra de Deus é ouvir o próprio Cristo na nossa vida”. Quanto à oração, falava-nos mais uma vez: “O servo que não ora, não agrada o coração de Deus. Aquele que não ora não consegue discernir a vontade de Deus para sua vida. Precisamos disciplinar nossa vida de oração para que o mundo não tire a sintonia que temos com o coração de Deus”.

Para finalizar o formador convidou a todos a fazerem a prática o Ciclo Carismático. Então, todos foram levados a viver este momento de oração, silêncio e escuta profética.

Se você também é servo da Renovação Carismática Católica, abra-se a ação de Deus na sua vida mais uma vez, experimente viver o Ciclo Carismático, deixe que o Senhor guie sua vida dando a Ele a liberdade de falar ao seu coração.

0 comentários:

Postar um comentário